Professor Pasquale (Pasquale Cipro Neto)

Frases: 

"O sujeito que usa um termo em inglês no lugar do equivalente em português é, na minha opinião, um idiota".

Revista Veja, 10 de Setembro de 1997.

"[..] a São Paulo que fala 'dois pastel' e 'acabou as ficha' é um horror. Não acredito que o fato de ser uma cidade com um grande número de imigrantes seja uma explicação suficiente para esse ' português esquisito' dos paulistanos. Na verdade, é inexplicável".

Revista Veja, 10 de Setembro de 1997

Veja mais em wikiquote.org

Biografia: 
Pasquale Cipro Neto se formou em Letras na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo. Professor de português desde 1975 criou e apresenta o programa Nossa Língua Portuguesa e escreve colunas para vários jornais e revistas.

Assunto:

Comentários

O correto é: O pessoal CHEGOU (está no singular)

Qual o correto, A caneca da Maria ou A caneca de Maria?

Gostaria de sabeer quaal seria o correto: -nos dias de hoje tudo pode acabar; ou -hoje em dia tudo pode acabar.

É correto escrever no início de um texto de apresentação: "Eu sou professor", por exemplo, ou o correto é escrever: "Sou professor"?

Haviam pouquíssimas pessoas caminhando no shopping, só tivemos 03 (três) atendimentos.

Gostaria de saber se é correto usar a palavra NEM UM ou somente NENHUM ?

Quando pergunto: Que dia é hoje? Qual a resposta correta? Me respondem: São dezoito. Isso é correto?

Sim, é correto dizer que "são dezoito", pois é o mesmo que dizer "são dezoito dias do mês de maio". Também é correto dizer. "é dia 18", pois estamos classificando o dia. O errado é dizer: "é 18", pois 18 é mais de um, portanto é plural. Se dizemos "é 18" estamos cometendo um erro de concordância.

Há 15 anos tive excelente professor de Língua portuguesa que nos disse que embora feio ,era correto usar o verbo ponhar.Ele nos explicou na época a possibilidade, porém não me recordo. Gostaria de entender. atenciosamente Rosana

qual a forma correta de escrever Mais do que Deus, ninguém ou Mais que Deus , ninguém

os verbos terminados em AR,ER,IR utiliza-se as flexões ADO e IDO ex: tinha comprADO,tinha imprimIDO,tinha pagADO... da outra forma,comprado,impresso,pago,neste caso,não deve-se utilizar?

Professor; tenho dúvidas em como dvo me expressar se devo dizer obrigado ou obrigada para uma outra pessoa. Boa noite

Se você é mulher, diga obrigada, se é homem, diga obrigado.

Gostaria de saber se existe plural para as palavras abaixo: aqui hoje amanhã Grata Se puder, favor responder no e-mail katiadip@uol.com.br

Gostaria de saber qual é a abreviação correta de abraços e abraço. Grata desde já!

gostaria de saber se depois dos dois pontos a letra é maiúscula ou minúscula.

Se entregar(latim integrare) "v.tr.dir.Pôr em casa as mercadorias" é o mesmo que entrega(põe) "em" casa as mercadorias,por que alguém entrega (põe) "a" e não EM domicílio?(Dic.Caldas Aulete;Michaelis etc)."Entregas a domicílio - Expressão espúria,conquanto generalizada;emende-se para 'entregas em domicílio,' pois a entrega é 'em' um lugar e não 'a' um lugar.Tornando a expressão DUPLAMENTE ERRADA, o 'a' aparece muitas vezes com o sinal de crase"(Dic.de Questões Vernáculas ,pág.101 Ed.Caminho Suave,1981). -"....A diferença que vai entre entregar NAS mãos...."(Vieira - Sermão Segundo do Mandato) é a mesma que vai entre entregar NAS casas(=NOS domicílios),ou seja,nenhuma.Ora,quem entrega algo,entrega algo em algum lugar (e não "a" algum lugar).-"....Atravessou a praça,passou a catedral e a Igreja do Carmo, e chegou ao Cancelar, onde(=no lugar em que) entregou as botas a um italiano..."(Esaú e Jacó - Machado de Assis).- Onde(=em que lugar ) entregou as botas:"a" casa ou "em" casa("a" domicílio ou "em" domicílio)? A não ser em regência arbitrária.

Boa tarde, Professor. Dizemos o povo (singular) e os povos (plural). No caso de gente podemos dizer a gente (singular) e muitas gentes (plural)? Obrigada. Lídia

Gostaria de saber se o correto é Hospital das Clínicas ou Hospital de Clínicas. Aguardo resposta no email, carolisadri@uol.com.br.

Parece até brincadeira, mas estou perdendo o sono com essa questão. A palavra papagaio, como deve ser separada silabicamente e qual classificação quanto a ditongo e hiato. Encontrei diversas explicações, mas continuo com dúvidas a respeito daquela palavra. Solicito seus conhecimentos professor! Márcio Biagi - Rio de Janeiro

animais na natureza são instinto natural. nenhum pasquale vai dizer oq é ou não; sem proposito a vida é pura criação. tudo isso é balela usada pelo status quo e pelos controladores. o papa é o ponteiro da hora, os poderios o ponteiro dos minutos e a massa o do segundo. sendo q qqr coisa poderia marcar o tempo: "esteja pronto qdo a lesma atravessar a rua". a pauta mental se confunde com o ego-conhecimento. (e não me critiquem por escrever errado, quem sabe bate o olho e entende e não precisa rastejar na regra cagada pelo ninguém)

o pensamento pensa em silabas, dae vc entende a maquina q te inputaram q explora a valvula q vc entende como vida; o ar de dentro sendo fragmentado.

Oi professor! Gostaria de saber quando é correto usar apenas R na palavra?

quero saber se esta correto usar a palavra vimos.... ex:vimos atraves desta pedir....

"o silêncio pode dizer mais que as palavras ;mas ,eu prefiro as palavras ao silêncio " corrigi por favor !

Gostaria de saber se a frase "a gente vai a onde " está correta?

Boa tarde, professor. Não sei se este é o espaço certo para postar dúvidas, mas gostaria que, por favor, esclarecesse a minha: Certa banca de concurso elaborou a seguinte questão: "É necessário investir em pesquisa para devolver resultados satisfatórios à sociedade." "No período acima, o emprego do adjetivo "necessário", no masculino, estabelece a concordância com a oração que a ele se segue; por isso, a retirada de "investir em" manteria a coerência textual, mas exigiria a concordância de "necessário" com "pesquisa" Gabarito Definitivo: CERTA Achei que estaria errada, pois seguindo o comando do enunciado, teríamos:"É necessária pesquisa...". Forma flagrantemente ERRADA, não é isto?

Acho que "necessário" concorda com o substantivo oculto a que se subentende a frase, ou seja o "investimento" que deverá ser feito. Veja como ficaria: "É necessário o investimento em pesquisa para devolver resultados satisfatórios à sociedade." Bem, não sei se estou certo, mas penso que seja assim.

Qual é a forma correta para se dizer em um call center: Com quem eu falo, por favor? ou: Por favor, com quem eu falo? Isso é necessário? Sendo que no decorrer do atendimento é utilizado vários por favor. Creio que fica muito cansativo, assim como quando retornamos para o atendimento, Obrigado por aguardar. O script é maçante.

Aqui fala uma assídua telespectadora dos jornais da globo - todos eles – TV Globo e Globo News e qual não tem sido minha surpresa diária quando a cada dia temos uma nova pronúncia para as palavras abaixo , será que agora o regionalismo tomou conta dos jornais da globo, pois parece que temos só uma região nesta país de dimensões continentais !! gostaria de sua análise para as seguintes palavras ouvidas diáriamente nos diversos jornais da Globo Apruveitam - não seria aproveitam ? Guverno – não seria Governo ? Cumeu – Não seria Comeu ? Chuveu – Não seria Choveu – alías esta é repetida em todos os jornais ? sem exceção E a pérola do dia _ Fugão - será que queriam dizer fogão ou Furgão (que estaria certo !)

Páginas

Comente

Full HTML

  • Quebras de linhas e parágrafos são feitos automaticamente.
  • Tags HTML permitidas: <a> <em> <strong> <cite> <code> <ul> <ol> <li> <dl> <dt> <dd> <h4> <blockquote>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Endereços de páginas de internet e emails viram links automaticamente.
  • Quebras de linhas e parágrafos são feitos automaticamente.

Atenção:

Não há censura de opinião nos comentários, mas o vc é o responsável pelo que escrever. Ou seja, aqui vale o Yoyow (You Own Your Own Words).

Lembre-se: Opinião é diferente de informação.

Informações sem fonte ou que não puderem ser checadas facilmente podem ser deletadas.

Serão apagadas sem dó mensagens publicitárias fora de contexto, spam usado para melhorar a posição de sites e outras iniciativas de marqueteiros pouco éticos.

Grosserias desacompanhadas de conteúdo, coisas off-topic e exagero nas gírias ou leet que dificultem o entendimento de não-iniciados tb não serão toleradas aqui.

Vou apagar sumariamente todos os comentários escritos inteiramente CAIXA ALTA e mensagens repetidas.

Além de prejudicar, a leitura é falta de educação.

Não publique tb números de telefone, pois não tenho como checá-los. As mensagens com números de telefone serão apagadas inteiras.

Obviamente, qq conteúdo ilegal tb será deletado sem discussão.

Todas os comentários são considerados lançados sobre a licença da Creative Commons.

Se você não quer que seu texto esteja sob estes termos, então não os envie.