Professor Pasquale (Pasquale Cipro Neto)

Frases: 

"O sujeito que usa um termo em inglês no lugar do equivalente em português é, na minha opinião, um idiota".

Revista Veja, 10 de Setembro de 1997.

"[..] a São Paulo que fala 'dois pastel' e 'acabou as ficha' é um horror. Não acredito que o fato de ser uma cidade com um grande número de imigrantes seja uma explicação suficiente para esse ' português esquisito' dos paulistanos. Na verdade, é inexplicável".

Revista Veja, 10 de Setembro de 1997

Veja mais em wikiquote.org

Biografia: 
Pasquale Cipro Neto se formou em Letras na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo. Professor de português desde 1975 criou e apresenta o programa Nossa Língua Portuguesa e escreve colunas para vários jornais e revistas.

Assunto:

Comentários

Como se escreve mussarela? Essa é maneira correta? Se não, qual a forma correta na ortografia brasileira?

A palavra Muçarela, no português, é escrita com Ç. Vale lembrar que a palavra vem do italiano Mozzarela.

É correto ou permitido a não acentuação de palavra escrita (só com maiúsculas) em um título de cartaz ou propaganda? Existe uma regra sobre esse assunto?

Qual afirmação está correta ?? É a fórma do pe .. É a forma do pé ..

A frase: " É difícil para as pessoas entender o que é ser especial", está errada? Obrigada

Hoje em dia, vê-se, ou ouve-se muito nos noticiários(tv e rádio), o verbo no futuro do pretérito, Ex; Segundo a polícia o acusado "teria" disparado vários tiros... está certo ? obrigado. rosembergh de fortaleza-ce

Sempre aprendi que maioria é a maior quantidade de algo, número etc.Caso contrário seria a minoria. Por que hoje em dia estão dizendo grande maioria? É correto?

e agora, qual é o plural correto de ar-condionado??? o correto é ares-condicionados, mas muitos ficam dizendo que palavras compostas não varia a primeira palavra, apenas a segunda; é um assassinato à língua portuguesa...

Prezado Senhores ou Prezados Senhores?

O correto é .... Prezado Senhores .... sempre O Lado quantitativo abrange somente a Senhores, Senhoras, V.Sas., etc. Espero ter ajudado Boa Sorte...... Cláudio Freitas

Gostaria de receber uma explicação sobre o seguinte: a regra é que o /s/ entre vogais tenha som de /z/: casa, piso, pousa, coisa, etc.Qual é a explicação de casos como canSar, penSar, confrontados com tranSitivo, tranSitório, obSéquio, etc. Agradeço.

Professor, Na frase: "Alícia se divorciou de Mateo porque se apaixonou por César Diaz." Para o senhor existe ambiguidade nesta frase? Em outras palavras, posso interpretar que um dos dois, ou seja, Alícia ou Mateo, se apaixonou por César Diaz? Desde já agradeço a oportunidade.

Usar "estamos no aguardo" ou "estou no aguardo", é correto?

Estamos AO aguardo ou estamos aguardando.

Em concurso recente a questão pedia para assinalar a resposta incorreta e havia duas que pareciam estar erradas, uma delas é: Os manifestantes tiveram bastante problemas com a polícia. Gostaria de saber por que está correta ou se está incorreta. Grata.

bastante e adverbio de intensidade, adverbios nao têm plural.

Existe sim bastantes...... nao e muito usado mas existe

Neste caso "bastante" funciona como pronome indefinido e deve, portanto, concordar com o substantivo que o segue. Assim, o correto seria "Os manifestantes tiveram bastantes problemas...". Um dica útil é substituir o "bastante" por "muito" e, se o "muito" variar ou não, o mesmo acontecerá com o "bastante". Perceba que, utilizando-se esse macete, a frase acima ficaria assim: "Os manifestantes tiveram MUITOS problemas...". Como o "muito" foi para o plural, o "bastante" também deverá ir. Abraço!

Boa tarde! Por favor, estou com dúvida se existe o termo "da qual" e se existe qual a forma correta de usa-lo. Ex: Este é o e-mail da qual estamos aguardando um retorno. Agradeço atenção

Prezado: existe o qual, a qual, do qual e da qual. No seu exemplo, o correto é "do qual", visto que concorda com "o e-mail".

Eu tenho uma dúvida.. Quais dessas frases é a correta? O centro de suzano é duas ruas? Ou O centro de suzano são duas ruas? Ou nenhuma está certa? Mande um e-mail anny.manzini@hotmail.com

professor a escrita abaixo esta correta? eu _________________________________________ venho por mei desta afirmar que o documento enviado foi extraviado! rg:_________ e cpf__________________ ´´residente´´ na rua _______________.... quero saber se é certo ou errado colocar a palavra residente.

Prezado professor Pasquale O título "Série expõe erros e egos inflados dos médicos" pareceu-me incorreto. Acredito que a repórter quis dizer "... de médicos". Curiosamente o artigo no plural extende para todos os médicos a qualidade de portadores de egos inflados, o que não ocorre com o uso só da preposição. Como um deles, senti-me abrangido pela ofensa generalizada. Se escrita como acho que deveria ter sido, os leitores entenderiam que ela se restringe aos personagens da série. Como assisti à última aula de Português no ano do seu nascimento, posso estar enganado e por isso solicito seu parecer a respeito do exposto, pelo qual agradeço antecipadamente. João jncamargojr@hotmail.com

Boa Noite Professor gostaria de saber se é correto o uso da palavra através somente no sentido de atravessar ou eu poderia utiliza-la como uma preposição na linguagem culta.... Ex: Através dos resultados experimentais obtidos pode-se afirmar... Obrigado

Prezados senhores, por favor me ajudem a saber escrever corretamente o nome de minha especialidade. Sou doutor em Odontologia e presidi a comissão que avaliou os colegas que inscreveram para serem "Especialistas em Disfunção Têmporo-Mandibular e Dor Oro-Facial ou em Disfunção Temporomandibular e Dor Orofacial"! Pode parecer ridículo mas é verdade! O Conselho Federal de Odontologia, na minha opinião, grafa de forma errônea. Não quero me aproveitar de nada. Se devo pagar por esta informação, por favor me informem como devo proceder. Já obtive informações anteriores e, por incrível que possa parecer, foram antagônicas. É, ou não, verdade que termos médicos ou da saude devem ser escritos sem hifen, como temporomandibular, mucogengival, etc..? Meu e-mail para qualquer informação ou orientação de como proceder é: paulois@uol.com.br. Meu nome é Paulo Isaias Seraidarian

Leio sua indagação em 2015 e ainda assim, mesmo após a reforma ortográfica não sei dizer ao certo a resposta. Faço odontologia e cada um escreve como quer. Acredito que a maioria das palavras compostas o hífen permaneceu . Mas se tiver recebido uma resposta de fonte confiável e explicação plausível me envie, por gentileza ! Obrigada . Anna Cláudia T. Carneiro - cacau_rds@hotmail.com

boa noite, estou com uma dúvida porque casa é escrito com s e tem o som de z e limpeza é escrito com z com som de z mesmo. como explicar isto a alunos? qual explicação a eles como diferenciar? aguardo resposta. obrigada luciana

Caro professor, a palavra extra curricular se escreve com ou sem hifen? Junta ou separada?

Caro Profº Um caso é a nossa gramática, podemos dize que S tem som de Z, e que a+a é à, S tem som de SS e G tem som de J; como professor podemos estar dinte de uma ciência linguistica que não demonstra um princípio e pior nos concurso e vestibulares valorisão um tema literario que no seu contesto no buraco fica e buraco vai e do buraco não saí, é assim que a nossa lingua portuguesa faz. só um ciêntista linguistico para essas situação ou somos obrigados a ser um ciêntista para podermos suportar isso. o novo acordo ortografico veio para facilitar e parce que a coisa continuou a mesma, tudo um tremendo buraco vago dentro de nós os não ciêntistas linguistico. veja o exemplo: O srº ta mais preucupado em corrigir os meus erros ortorgrafico do que ajudar entender que essa lingua portuguesa ta uma coisa dificil.

Páginas

Comente

Full HTML

  • Quebras de linhas e parágrafos são feitos automaticamente.
  • Tags HTML permitidas: <a> <em> <strong> <cite> <code> <ul> <ol> <li> <dl> <dt> <dd> <h4> <blockquote>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Endereços de páginas de internet e emails viram links automaticamente.
  • Quebras de linhas e parágrafos são feitos automaticamente.

Atenção:

Não há censura de opinião nos comentários, mas o vc é o responsável pelo que escrever. Ou seja, aqui vale o Yoyow (You Own Your Own Words).

Lembre-se: Opinião é diferente de informação.

Informações sem fonte ou que não puderem ser checadas facilmente podem ser deletadas.

Serão apagadas sem dó mensagens publicitárias fora de contexto, spam usado para melhorar a posição de sites e outras iniciativas de marqueteiros pouco éticos.

Grosserias desacompanhadas de conteúdo, coisas off-topic e exagero nas gírias ou leet que dificultem o entendimento de não-iniciados tb não serão toleradas aqui.

Vou apagar sumariamente todos os comentários escritos inteiramente CAIXA ALTA e mensagens repetidas.

Além de prejudicar, a leitura é falta de educação.

Não publique tb números de telefone, pois não tenho como checá-los. As mensagens com números de telefone serão apagadas inteiras.

Obviamente, qq conteúdo ilegal tb será deletado sem discussão.

Todas os comentários são considerados lançados sobre a licença da Creative Commons.

Se você não quer que seu texto esteja sob estes termos, então não os envie.