Professor Pasquale (Pasquale Cipro Neto)

Frases: 

"O sujeito que usa um termo em inglês no lugar do equivalente em português é, na minha opinião, um idiota".

Revista Veja, 10 de Setembro de 1997.

"[..] a São Paulo que fala 'dois pastel' e 'acabou as ficha' é um horror. Não acredito que o fato de ser uma cidade com um grande número de imigrantes seja uma explicação suficiente para esse ' português esquisito' dos paulistanos. Na verdade, é inexplicável".

Revista Veja, 10 de Setembro de 1997

Veja mais em wikiquote.org

Biografia: 
Pasquale Cipro Neto se formou em Letras na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo. Professor de português desde 1975 criou e apresenta o programa Nossa Língua Portuguesa e escreve colunas para vários jornais e revistas.

Assunto:

Comentários

gostaria de saber como escrever corretamente a frase: O pessoal das equipes irá se encontrar ou irão se encontrar. carloshmatos@yahoo.com.br

O correto é o pessoal DA equipe, pois PESSOAL não é plural.

gostaria de saber qual a forma correta de se dizer... "Eu peguei emprestado o dvd de um amigo." "Eu emprestei o dvd de um amigo." Nas duas formas indica que o amigo quem me emprestou o dvd??

gostaria d saber a maneira correta da palavra reescrita continua como antes

O que nos envolvem e nos protegem é o amor.

A frase certa é: o que nos envolve e nos protege é o amor.

Acredito que não. Acredito ser correto dizer: O que nos envolve e nos protege é o amor. Angélica

Professor, É correto dizer obrigada eu ao retribuir um muito obrigado?

logico que é errado. Eu que o peço obrigado (a)

eu nunca deve ser usado no fim de uma frase ! o certo e EU E QUEM ....

Mas não estaria a forma verbal "ESTOU" elíptica na oração. Como se fosse OBRIGADO ESTOU EU. Neste caso, o "eu" poderia vir no fim da frase.

Bom, eu acho mais correto que você diga "Eu é quem fico grata" ou então "obrigada você". Não sei se consegui ajudá-la, mas é o que eu acho que seja o correto. Por: Jessica Chaves

Olá! Você colocou como certo "Eu é quem fico grata". Lamento informá-la, mas o certo seria "Eu é quem fica grata". Espero ter ajudado. Leandro Maltos.

Alguém sabe se existe um verbo para indicar o ato de utilizar o alfabeto fonético? (Alpha, Bravo, Charlie, Delta etc)

Estou errado em pensar que a expressão "muito lindo" está errada, já que "lindo" (por já ser "extremo") não pode ser graduado (ao contrário de bonito, e.g bonito; muito bonito; etc), da mesma forma que não se diz muito péssimo ou muito ótimo? Outra dúvida é sobre Talento X Vocação. Sempre achei que os dois fossem basicamente sinônimos, mas tenho visto, principalmento no meito artístico, pessoasfalarem: Ele tem talento mas não tem vocação." E o engraçado é que nunca ouvi alguém falando o contrário (e.g. "Ele tem vocação mas não tem talento."). Qual a diferença, se existir entre os dois? Obrigado, Joe Bonilauri Professor de inglês

Minha mãe me dizia que falar "muito lindo" é incorreto, visto que lindo já é superlativo absoluto sintético e que a forma correta é usar lindíssimo ou então num caso mais extremo lindérrimo. Ela tinha ou ainda tem razão? Marcos

Pra você. ou seria somente Para você ?

Esta correto a prununcia da frase: "Vamos se ver?" Camila Sanches

claro que não está correto! o correto é: "Vamos nos ver?"

Camila, NÃO! Não está correto. Para esse caso, eu utilizaria: "Vamos nos ver?". Contudo, confesso que me veio a dúvida: Seria "nos ver" ou "ver-nos" ? Se alguém puder esclarecer, agradecemos. ;)

Ambas as respostas acima estão corretas. Vamos nos ver. Vamos ver nos ( é mais pólida). Angélica Alvarenga fantauzzi

Qual está correto? muSSarela ou muÇarela ??

As duas formas estão certas.

o correto é mozzarela

É correto está-se? João Paulo

João Paulo, Não sei qual a construção que você deseja com esse termo. Porém adianto que "Está-se" não está correto. Alguns exemplos que você poderia ter em mente: ERRADO: "Está-se preparando a cidade para uma grande festa!" CORRETO: "Estão preparando a cidade para uma grande festa!" ERRADO: "Beatriz está-se preparando para o vestibular." CORRETO: "Beatriz está se preparando para o vestibular." Espero ter ajudado. ;*

Costa ou costas para a parte traseira do corpo humano? As pessoas falam "costas", o dicionário grafa "costas" ,mas quem explica o porque do Pe Vieira, o maior orador brasileiro sempre se referir em seus escritos a esta parte do corpo humano como "costa"? O padre está errado ou a língua é que modificou o termo com propósitos populares para diferenciar termos comuns como "costa" (região geográfica) ao qual o padre sempre se referiu como "região costeira ou litoral" ?

Quando utilizo o porque junto e separado e com acento circunflexo. Desde já obrigada.

por que voce não veio voce não veio porquê

o 'por que' (separado e sem acento) usa-se quando iremos fazer uma pergunta e querer saber a razão ou o motivo de algo. Ex.: por que (razão) ela não estuda mais? | não sei por que (qual motivo) ela não foi à aula. o 'porque' junto é usado para justificar algo. Ex.: ela não foi para à escola porque estava doente. o 'porquê' (junto e acentuado) é usado como substantivo. Ex.: eu gostaria de saber o porquê (a razão) dessa atitude agressiva. o 'por quê' (separado e acentuado) é usado no final de quastionamentos ou isoladamente, também para questionamentos. Ex.: Você não foi à aula hoje, por quê? | Não vou ao cinema! Por quê? espero tê-lo ajudado!

Páginas

Comente

Full HTML

  • Quebras de linhas e parágrafos são feitos automaticamente.
  • Tags HTML permitidas: <a> <em> <strong> <cite> <code> <ul> <ol> <li> <dl> <dt> <dd> <h4> <blockquote>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Endereços de páginas de internet e emails viram links automaticamente.
  • Quebras de linhas e parágrafos são feitos automaticamente.

Atenção:

Não há censura de opinião nos comentários, mas o vc é o responsável pelo que escrever. Ou seja, aqui vale o Yoyow (You Own Your Own Words).

Lembre-se: Opinião é diferente de informação.

Informações sem fonte ou que não puderem ser checadas facilmente podem ser deletadas.

Serão apagadas sem dó mensagens publicitárias fora de contexto, spam usado para melhorar a posição de sites e outras iniciativas de marqueteiros pouco éticos.

Grosserias desacompanhadas de conteúdo, coisas off-topic e exagero nas gírias ou leet que dificultem o entendimento de não-iniciados tb não serão toleradas aqui.

Vou apagar sumariamente todos os comentários escritos inteiramente CAIXA ALTA e mensagens repetidas.

Além de prejudicar, a leitura é falta de educação.

Não publique tb números de telefone, pois não tenho como checá-los. As mensagens com números de telefone serão apagadas inteiras.

Obviamente, qq conteúdo ilegal tb será deletado sem discussão.

Todas os comentários são considerados lançados sobre a licença da Creative Commons.

Se você não quer que seu texto esteja sob estes termos, então não os envie.