Professor Pasquale (Pasquale Cipro Neto)

Frases: 

"O sujeito que usa um termo em inglês no lugar do equivalente em português é, na minha opinião, um idiota".

Revista Veja, 10 de Setembro de 1997.

"[..] a São Paulo que fala 'dois pastel' e 'acabou as ficha' é um horror. Não acredito que o fato de ser uma cidade com um grande número de imigrantes seja uma explicação suficiente para esse ' português esquisito' dos paulistanos. Na verdade, é inexplicável".

Revista Veja, 10 de Setembro de 1997

Veja mais em wikiquote.org

Biografia: 
Pasquale Cipro Neto se formou em Letras na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo. Professor de português desde 1975 criou e apresenta o programa Nossa Língua Portuguesa e escreve colunas para vários jornais e revistas.

Assunto:

Comentários

Ah esse FDP que vá arrumar o que fazer e pare de encher o nosso saco. Falar português corretamente não deixa ninguém rico!!!! AUaHUAUAHUHUA

Oi profº Pasquale você faria o enorme favor de responder essas questões abaixo? São apenas quatro e vão ser de grande ajuda é para um trabalho, a professora nos pediu para mada-las para alguém importante e eu decidi mada-las pra você. Desde ja agradecida! Responda no meu e-mail : deniseloyane@hotmail.com 1) Quem é Você? 2) Quando você era criança, o que queria ser quando crescesse? 3) (aqui entra a profissão da pessoa) O que mudou no mundo depois que voce cresceu? 4) Profissionalmente, como você contribuiu para o mundo ficar melhor? Espero respostas!

Ainda estou confusa em relação a trema. Como posso aprender a nova regra?

caem todos os tremas.

Professor qual a forma correta de escrever o numeral cardinal 800 ?

A forma correta de se escrever é: oitoCentos.

porque a cerveja do comercial desce redondo e não redonda?

Porque "redondo" nesse caso é usado como advérbio de modo, equivalendo a "redondamente". E advérbios, como se sabe, não devem ser flexionados nem em gênero nem em número. VIcente Neto, professor.

Esta havendo muita polêmica quanto ao uso das palavras "muito pouco". Esta correto afirmar que, "vou muito pouco ao cimena"? Gostaria que me fosse tirado essa dúvida. Obrigado! Qual seria a pronuncia correta?

Se está correto afirmar isso? Então gaste mais dinheiro e vá muito muito ao cinema, entendeu?

Professor Pasquale, Qual é a escrita correta; Hortência ou Hortênsia?

Gostaria de saber a forma correta dizer a gente saimos daqui a 15 minutos, ou nois saiu daqui a 15 minutos.

"Qui bsurdo" Bom, nenhuma das duas. O certo é: Sairemos daqui 15 minutos.

Como escrevo a palavra exceção? É assim mesmo? Tenho trauma desta palavra pois, quando pequena, fui obrigada, como castigo, escrevê-la 200 vezes. Não sei o que acontece. Simplesmente bloqueei esta palavra! 200 vezes não foi suficiente! Obrigada, Ana

Sem em 200 vezes você não aprendeu, não é com uma agora que você entenderá!

Querida Ana, 200 vezes não foram suficientes para você aprender a escrever essa palavra tão fácil, imagine as outras então?????

Gostaria de saber porque os dois termos vão para o plural? Qual a explicação?? Obrigada Lilian

O correto para o equipamento é condicionador de ar ou, no plural, condicionadores de ar. Infelizmente, utilizamos erradamente (mais uma vez) a tradução do inglês para nosso idioma. Em inglês o equipamento é chamado "air conditioner" e alguém, sem o devido conhecimento traduziu para ar condicionado ao invés de condicionador de ar. Em inglês, o ar condicionado ficaria "conditioned air". O ar é único: o ar que nós respiramos e que nos refresca ou aquece no caso de estar condicionado. Ar condiconado é a atmosfera do ambiente que o aparelho colocou em uma condição de temperatura e umidade desejada. Assim sendo, não posso aceitar como correto a palavra composta ar-condicionado, da mesma forma que não está correto água-gelada.

Se você aceita a palavra "ar-condicionado" como correta, ou não, não fará a menor diferença para a língua portuguesa, uma vez que ela já está incorporada ao nosso idioma e é verbete corrente nos grandes dicionários pátrios. Agora, respondendo à pergunta deste tópico, o plural de ar-condicionado é ares-condicionados.

No trecho “Nessa nova linguagem, também podemos constatar o derramamento de termos da informática, uma contenção de caracteres digitados e um descaso com as normas gramaticais da Língua Portuguesa.” A alternativa que corresponde ao antônimo do termo Descaso é: A) Desconsideração. B) Preconcebido. C) Preocupação. D) Desconsideração. Por favor preciso de ajuda! Desde agradeço. Suka

letra C - preocupação

Gostaria de saber se é correto dizer "Obriga(o) eu" .

Quando um homem vai agradecer alguém ele diz obrigado e quando uma mulher vai agradecer diz obrigada. Ok

Mais uma vez o Covarde Anônimo deixou uma pergunta sem resposta. Colega do tópico, não é correto dizer "obrigado eu", quando alguém lhe diz obrigado, usualmente se responde "disponha" ou "não há de que".

Caro professor, Estou com dificuldades quanto ao uso da vírgula. Gostaria de saber se ela está empregada corretamente na frase a seguir: Favor, entregar os convites aos alunos. Obrigada.

Olá, meu nome é Larissa, tenho 11 anos e minha dúvida é a seguinte: Como saber usar corretamente onde e aonde? Sei que existe uma regra sobre esse assunto, até já a estudei, porém não consigo diferenciar quando usar onde e aonde: REGRA: ONDE= Local fixo, sem movimentos. EX: Onde deixei meus óculos? AONDE=Indica movimento. EX: Aonde você pensa que vai? Alguém conseguiria tirar uma conclusão mais obvia? obrigado.

Uso do "pelo menos"... Todos os apresentadores de noticiários informam, seja qual for o volume da trajédia:"morreram pelo menos 500 pessoas". É, verdadedeiramente, uma comemoração. Acho que deveria ser usado a palavra aproximadamente quando não se tem o número exato. No meu entendimento "pelo memos" é uma expressão de compensação. O sujeito me fala: você não tem carro! Eu retruco: pelo menos eu tenho um fusca.

qual a resposta correta para qdo a pessoa obrigada e vc responde obrigada eu. Isso não está correto esta?

Qual é a forma correta de escrever: Desselecionar, des-selecionar e não selecionar. Tenho necessidade urgente em saber a forma correta. Por favor, ajude-me. Obrigada Neiri Caetano neiripuccinecaetano@hotmail.com

Professor, Gostaria de saber qual é o uso correto e a explicação de tal: "entrega de resultados" ou "entrega dos resultados"?! Por favor, me auxilie!!!! Melissa

Páginas

Comente

Full HTML

  • Quebras de linhas e parágrafos são feitos automaticamente.
  • Tags HTML permitidas: <a> <em> <strong> <cite> <code> <ul> <ol> <li> <dl> <dt> <dd> <h4> <blockquote>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Endereços de páginas de internet e emails viram links automaticamente.
  • Quebras de linhas e parágrafos são feitos automaticamente.

Atenção:

Não há censura de opinião nos comentários, mas o vc é o responsável pelo que escrever. Ou seja, aqui vale o Yoyow (You Own Your Own Words).

Lembre-se: Opinião é diferente de informação.

Informações sem fonte ou que não puderem ser checadas facilmente podem ser deletadas.

Serão apagadas sem dó mensagens publicitárias fora de contexto, spam usado para melhorar a posição de sites e outras iniciativas de marqueteiros pouco éticos.

Grosserias desacompanhadas de conteúdo, coisas off-topic e exagero nas gírias ou leet que dificultem o entendimento de não-iniciados tb não serão toleradas aqui.

Vou apagar sumariamente todos os comentários escritos inteiramente CAIXA ALTA e mensagens repetidas.

Além de prejudicar, a leitura é falta de educação.

Não publique tb números de telefone, pois não tenho como checá-los. As mensagens com números de telefone serão apagadas inteiras.

Obviamente, qq conteúdo ilegal tb será deletado sem discussão.

Todas os comentários são considerados lançados sobre a licença da Creative Commons.

Se você não quer que seu texto esteja sob estes termos, então não os envie.