Professor Pasquale (Pasquale Cipro Neto)

Frases: 

"O sujeito que usa um termo em inglês no lugar do equivalente em português é, na minha opinião, um idiota".

Revista Veja, 10 de Setembro de 1997.

"[..] a São Paulo que fala 'dois pastel' e 'acabou as ficha' é um horror. Não acredito que o fato de ser uma cidade com um grande número de imigrantes seja uma explicação suficiente para esse ' português esquisito' dos paulistanos. Na verdade, é inexplicável".

Revista Veja, 10 de Setembro de 1997

Veja mais em wikiquote.org

Biografia: 
Pasquale Cipro Neto se formou em Letras na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo. Professor de português desde 1975 criou e apresenta o programa Nossa Língua Portuguesa e escreve colunas para vários jornais e revistas.

Assunto:

Comentários

Segundo o professor Francisco da Silveira Bueno o correto é empregar "segue anexo", "seguem anexos", "segue anexa" e "seguem anexas" - segue/ou seguem -> o que? Alguma coisa (objeto direto). Observe: Segue anexo o documento. "Segue o documento" - anexo, portanto não completa nenhum sentido, é apenas um adjetivo, exercendo a função na análise sintática de adjunto adnominal do objeto. Segue anexo o documento. Predicado verbal: segue anexo o documento Núcleo do predicado: segue (vtd) Objeto direto: anexo o documento Núcleo do objeto direto: documento Adjuntos adnominais do objeto direto: anexo, o PORTANTO O CORRETO É anexo concorda com o substantivo ou pronome ao qual se refere em gênero e número então: Segue anexo o documento. Seguem anexos os documentos. as duas estão CORRETAS.

anexo concorda com o substantivo ou pronome ao qual se refere em gênero e número então: Segue anexo o documento. Seguem anexos os documentos. as duas estão certos!

Qual das formas abaixo está correta? Segue os arquivos anexos Seguem os arquivos anexos

Gera muita dúvida ao escrever...

Por que (separado e sem acento), início de frase interrogativa direta, quando puder ser trocadopor "pelo qual", ou quando for motivo de algo. Por que ela faltou à aula hoje? Não sei por que ela faltou à aula hoje. Por quê (separado com acento), final de frase interrogativo, ou quando acontecer a interrupção da fala. Ela faltou por quê? Ela faltou por quê...

Revendo os cadernos de meu afilhado, deparei-me com a seguinte explicação da professora de português, borboleta - substantivo coletivo , panapaná. Como faz décadas que finalizei meus estudos do antigo ginásio, indago, o referido termo é de fato o substantivo coletivo de borboleta, ou o correto seria bando ou ainda boana ? A dúvida em face deste assunto , nao foi devidamente resolvida pelas gramáticas e dicionários consultados, entre os quais a divergência foi de vulto. Desde já agradeço a atenção, sendo que o considero um dos bastiões deste nosso querido idioma. Wanderley - PR

Bom, gostaria de saber como se pronuncia tal palavra!

A forma correta de se pronunciar esta palavra, que vem do sânscrito, é Yôga.

Gostaria de saber se esta frase está correta: Necessitando o agendamento e regulamentarização destes o mais breve possível. Dúvida: Regulamentarização. Atenciosamente, Ivanete secretuesdi@santacasasp.org.br

O correto é regulamentação, ato de regulamentar.

Olá prof.Pasquale, sou a pessoa que te fez uma pergunta hoje na VI Bienal Internacional do Livro de Pernambuco por volta das 17:40, no Centro de Convenções, só que me confundi e fiz a pergunta errada, ao que a correta era: vítimas fatais ou vítimas fatal, lembra?? Grato, César Tabosa.

O adjetivo também deve ser flexionado: vítimas fatais.

fiz pergunta errada ao senhor, a correta é: vítimas fatais ou vítimas fatal?? lembra??

Onde devo usar a vígula na seguinte frase: Na família João Paulo I é você criança a nossa principal razão de existir.

Na família João Paulo I, é você, criança, a nossa principal razão de existir.

Na família, João Paulo I, é você, criança, a nossa principal razão de existir.

Na frase "Tu conversastes com aquele senhor?", o pronome 'senhor' pode ser considerado um substantivo? Por quê?

Qual a forma correta de pronunciar ?

Olá!! Professor li em um artigo, que se falava muito em "de menos" e "de mais", me fale por favor, onde está o erro?

Professor, o correto seria ESCOLAS MUNICIPAIS OU ESCOLAS MUNICIPAL, em se tratando de escolas de um mesmo município?

Escola municipal, pois casoo segundo termo for para o plural, dará um sentido abrangente, ou seja, para todos os municípios

professor pasquale é 10 real ou 10 reais?

Que pergunta, hein!!!!!

são 10 reais

O maior erro que cometemos, inclusive a Rede Globo e todos os seus cultos funcionários. Quando falamos de uma mulher "Ela deixou à mostra seus seios" ....está erradíssimo, é "PEITOS" mesmo, "seio" as mulheres tem apenas um, pois seio é o espaço entre os PEITOS das mulheres. Por favor, aprendam corretamente e divulguem a informação.

Quando peço para uma platéia se colocar na posição em pé, o correto é? "Vamos nos colocar em pé." ou "Vamos nos colocar em pés."

Li uma manchete de jornal - "Caixa Economica pode vim pra Camacan" dúvida: vim ou vir. responda-me: oluapserip@yahoo.com.br

Como proceder à análise da seguinte frase: "Longe de mim ensinar o padre nosso ao vigário" (Longe de; mim; ensinar) ? Desde já, grata pela atenção. Angélica - Cananéia - SP.

Na empresa em que eu trabalho tem uma placa que está escrito "Use o cinto de segurança nada é mais importante que sua vida" e na minha opinião essa frase esta errada, para min ela quer dizer "que minha vida vale menos que nada" já que nada é alguma coisa, espero que você possa me ajudar, porque levantei essa questão na fábrica e eles pesquisarão e disseram que esta correta, escrita dessa maneira, e eu continuo com a mesma opinião. Até mais, Osmar Queiroz Júnior. queiroma@shaeffler.com osmarjnr13@yahoo.com.br

Osmar, Houve aí ,um caso típico de amfibologia-mais conhecido como ambigüidade.O Correto seria: "Use o cinto de segurança,pois nada,é mais importante que sua vida"

Páginas

Comente

Full HTML

  • Quebras de linhas e parágrafos são feitos automaticamente.
  • Tags HTML permitidas: <a> <em> <strong> <cite> <code> <ul> <ol> <li> <dl> <dt> <dd> <h4> <blockquote>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Endereços de páginas de internet e emails viram links automaticamente.
  • Quebras de linhas e parágrafos são feitos automaticamente.

Atenção:

Não há censura de opinião nos comentários, mas o vc é o responsável pelo que escrever. Ou seja, aqui vale o Yoyow (You Own Your Own Words).

Lembre-se: Opinião é diferente de informação.

Informações sem fonte ou que não puderem ser checadas facilmente podem ser deletadas.

Serão apagadas sem dó mensagens publicitárias fora de contexto, spam usado para melhorar a posição de sites e outras iniciativas de marqueteiros pouco éticos.

Grosserias desacompanhadas de conteúdo, coisas off-topic e exagero nas gírias ou leet que dificultem o entendimento de não-iniciados tb não serão toleradas aqui.

Vou apagar sumariamente todos os comentários escritos inteiramente CAIXA ALTA e mensagens repetidas.

Além de prejudicar, a leitura é falta de educação.

Não publique tb números de telefone, pois não tenho como checá-los. As mensagens com números de telefone serão apagadas inteiras.

Obviamente, qq conteúdo ilegal tb será deletado sem discussão.

Todas os comentários são considerados lançados sobre a licença da Creative Commons.

Se você não quer que seu texto esteja sob estes termos, então não os envie.